Jockey Club de São Paulo: uma rica história
O Jockey Club de São Paulo é parte integrante da história da cidade. Sua fundação se deu em 14 de março de 1875, com o nome de Club de Corridas Paulistano. No início eram apenas 73 sócios – jovens e senhores da elite empresarial paulista - e um capital de 9 contos e 90 mil réis. Os dois principais fundadores foram, pela ordem, Raphael Aguiar Paes de Barros e Antônio da Silva Prado, posteriormente conhecido como o Capitão Antônio Prado.
Hipódromo da Móoca em 1924
A primeira corrida oficial do Jockey Club de São Paulo aconteceu em 29 de outubro de 1876, no Hipódromo da Mooca, na rua Bresser. Com direito a apresentação de banda de música e presença de um grande público. Os dois únicos cavalos inscritos, Macaco e Republicano, tiveram a honra de inaugurar as raias instaladas nas colinas da Zona Leste da Capital. Apesar do favoritismo de Republicano, Macaco levou o primeiro prêmio da Província.
Comandante Edú Chaves decolando do Hipódromo da Mooca em 1912
O Hipódromo de Cidade Jardim Em 25 de janeiro de 1941 foi inaugurado o Hipódromo de Cidade Jardim, concebido por Fábio Prado, então Prefeito de São Paulo e Presidente do Jockey Club. Inicialmente existia a determinação para que o novo hipódromo fosse instalado no Ibirapuera. Quis o destino, no entanto, que o Jockey Club fosse instalado em Cidade Jardim. O ocorrido se deu graças a doação, pela Companhia Cidade Jardim, de uma área de 600 mil metros, local onde hoje situa-se o hipódromo Paulistano.
Obras do Hipódromo de Cidade Jardim, em 1936: Detalhes da Tribuna dos sócios e Tribuna da Imprensa
A Companhia City - que participou ativamente do processo de expansão da cidade de São Paulo - buscava a valorização daquele espaço que, na época, se colocava como um bairro distante, do outro lado do Rio Pinheiros. O Jockey Club de São Paulo foi, sem dúvidas, um dos principais pilares no processo de crescimento de toda a região. Ao mesmo tempo em que recebia o terreno de Cidade Jardim, o Jockey Club de São Paulo concluía a doação do antigo hipódromo da Mooca para a municipalidade, contribuindo, assim, de forma decisiva para o desenvolvimento daquela região industrial e comercial da zona leste da capital paulista. Na década de 50 o arquiteto francês Sajous promoveu uma grande reforma no hipódromo, remodelando sua linha arquitetônica para o clássico que compõe o desenho atual. O Peso Político do Jockey Club A primeira participação do Jockey Club de São Paulo na história política do país se deu logo depois de sua inauguração. Quando, sob a liderança de Raphael Aguiar Paes de Barros, foi um dos principais expoentes pela abolição da escravatura. O Jockey Club de São Paulo hoje
O principal momento do ano é a realização do GP São Paulo, disputado em 2.400 metros, na pista de grama, e que representa o ponto máximo de uma rica programação que também inclui os GPs Presidente da República (G.2), OSAF (G.1), ABCPCC (G.1) e Juliano Martins (G.1), entre outras importantes provas. |
Programa Oficial, Retrospecto, Resultados e outras informações sobre as corridas: ![]() ![]() |