Tyrion manteve-se invicto, na areia, ao vencer o Grande Prêmio Paraná (G3).
| Foto: Felipe Neves/JCP
Alazão rendeu o 'tetra' ao Haras Rio Iguassú - e prestou o melhor dos tributos ao criador, Stud Chesapeake.
Momento mais aguardado de todo o ano, no Hipódromo do Tarumã, em Curitiba, o Grande Prêmio Paraná (G3) foi disputado neste domingo (7), por produtos de 3 e mais anos, na distância dos 2.000m na raia de areia (leve). Favorito dos apostadores, Tyrion sagrou-se o herói maior das festividades paranaenses.
Na quarta vitória, no histórico da prova, do Haras Rio Iguassu (antes, com Jéca, First Amour e Obataye), Tyrion (4 anos, filho de Salto e Hazelberry, por Setembro Chove) prestou grande homenagem ao seu criador, Stud Chesapeake, cujo titular, José Luis Glaser, faleceu na última segunda-feira.
Olympic National, pela baliza dois, forçou, em busca da ponta, após a largada. Único Lô, avançando aberto, assumiu a escolta do ponteiro, correndo Occupant no terceiro lugar. Humble Hero e Sparco completavam o grupo dos cinco primeiros.
Na sexta colocação, acionava Tyrion - por fora de seus oponentes e, a par de qualquer perda de terreno, livre, na mesma medida, de qualquer prejuízo.
Na reta oposta, Olympic National e Único Lô mantinham-se em briga acentuada, pela primeira posição. Evoluindo, em seu posicionamento, Tyrion assumiu o terceiro, pelos paus. No giro para a reta final, o conduzido de João Moreira avançava, aberto, por fora dos dois da frente.
Chegada a hora da verdade, Único Lô desvencilhou-se de Olympic National. Tyrion, em rápidos galões, juntou-se ao representante do turfe gaúcho, na disputa pelo posto principal. A 200 metros do disco, Tyrion já havia sacado vantagem sobre Único Lô, sem que houvesse ameaça de outros competidores às movimentações da dupla.
Rumando, em definitivo, para o disco, Tyrion derrotou Único Lô, de atuação excelente, por 3 corpos e 3/4. Occupant, mesmo sem contar com vitória, em seu retrospecto, ratificou a condição de potro de alta qualidade, ao finalizar em terceiro. Olympic National ficou com o quarto lugar e Osten atropelou para ficar com o quinto.
Treinado por Antônio Marcos Oldoni (já em solo argentino, no aguardo pela disputa do GP Carlos Pellegrini, no qual encilhará, no próximo sábado, Obataye), Tyrion conquistou sua 6ª vitória (a 3ª clássica) em 10 saídas. Invicto em 3 corridas na areia e vencedor de provas clássicas disputadas em São Paulo, Rio de Janeiro e, agora, Curitiba, percorreu os dois quilômetros na marca de 2:09.60.