Sete dos oito páreos que serão disputados neste sábado, dia 19, no Hipódromo de Cidade Jardim, farão parte da homenagem que o Jockey Club de São Paulo prestará à Aeronáutica Brasileira:
1º Páreo:
Marechal do Ar Eduardo Gomes é o Patrono da Força Aérea Brasileira, Ministro da Aeronáutica, nos anos de 1954 a 1955. Ainda Tenente, foi um dos sobreviventes da Revolta dos 18 no Forte de Copacabana, no qual militares demonstraram a insatisfação com o governo oligárquico e o desejo de mudanças, no ano de 1922; e também teve participação notória na Revolução de 1932, no qual ocorreu o conflito armado contra o governo de Getúlio Vargas. Foi duas vezes candidato à presidência da República e é considerado um dos principais articuladores da Força Aérea Brasileira.
2º Páreo:
Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho é o Patrono da Engenharia Aeronáutica brasileira. Foi um Aviador Engenheiro e Militar visionário, fundando o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e também o Centro Técnico de Aeronáutica (CTA) - pilares da formação científica e tecnológica da aviação no Brasil. Quando ainda era Tenente, foi um dos responsáveis pela criação do Correio Aéreo Militar, que veio a se tornar o Correio Aéreo Nacional.
3º Páreo:
80 anos do Retorno do 1° Grupo de Aviação de Caça ao Brasil, em 16 de julho de 2025, marcou os 80 anos do retorno da Força Expedicionária Brasileira. O 1° Grupo de Aviação de Caça, conhecidos como "Jambocks", destacou-se por suas missões de combate e escolta, utilizando os caças P-47 Thunderbolt. Após cumprir missões de combate nos céus da Itália, em 1945, a FEB foi recebida como heróis, consolidando o papel do Brasil na guerra e o reconhecimento internacional da aviação militar brasileira. A data é um marco importante na história da FAB, pois representa o retorno dos combatentes brasileiros que participaram ativamente da Segunda Guerra, lutando ao lado dos Aliados na Itália.
4º Páreo:
Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão é considerado o primeiro cientista das américas. É conhecido como o pioneiro da aviação moderna, por ter inventado o primeiro aeróstato operacional. Inventor no século XVIII, foi um sacerdote e cientista brasileiro conhecido também como "Padre Voador". Ficou famoso por desenvolver a Passarola, um modelo de balão movido a ar quente, e é considerado mundialmente um precursor da aviação moderna.
5º Páreo:
Marechal do Ar Alberto Santos Dumont é o Pai da Aviação, título que recebeu por ter sido o primeiro a voar com um artefato mais pesado que o ar. Tal feito foi realizado em 23 de outubro de 1906, quando realizou, nos arredores de Paris, a façanha de voar um avião motorizado, o 14-Bis. É considerado o maior símbolo da inovação aeronáutica, e está listado permanentemente no Almanaque de Heróis do Comando da Aeronáutica.
7º Páreo:
Ministro Joaquim Pedro Salgado Filho foi um Magistrado e político, tendo sido o primeiro Ministro a chefiar o recém-criado Ministério da Aeronáutica em 1941. Sob sua liderança, a Força Aérea Brasileira foi organizada e estruturada para atuar na Segunda Guerra Mundial, estimulando a criação de aeroportos para aviação comercial no Brasil, e desempenhando papel importante nas negociações entre os governos brasileiro e norte-americano.
8º Páreo:
Brigadeiro do Ar Nero Moura é o Patrono da Aviação de Caça no Brasil. Comandou o 1° Grupo de Aviação de Caça (Senta a Púa!), em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Aposentou-se da Aeronáutica aos 35 anos, com 5000 horas de voo. Fundador e organizador da Aerovias Brasil e do Loide Aéreo. Posteriormente, em 1950 assumiu o cargo de Ministro da Aeronáutica. Sua liderança foi essencial para as vitórias brasileiras na Itália e para o prestígio da aviação de caça nacional.
« VOLTAR