A programação deste sábado, dia 07, em Cidade Jardim, que terá início às 14h00, está formada por nove páreos, seis deles em homenagem à Marinha Brasileira e seu Patrono Joaquim Marques Lisboa - Marques de Tamandaré.
3º Páreo - Prêmio Especial Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha
Criada em 2008, a Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) foi concebida para aprimorar o Sistema de Ciência e Tecnologia da Marinha do Brasil (MB) e, ao longo dos anos, consolidou-se como um dos pilares estratégicos da Força Naval. Em julho de 2023, sua sede foi transferida do Rio de Janeiro para São Paulo, no Complexo do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), localizado na Cidade Universitária da USP. A mudança reforçou sua integração com universidades, centros de alta tecnologia, a Base Industrial de Defesa e renomados núcleos acadêmicos. Atualmente, a DGDNTM é comandada pelo Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria.
A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha tem a missão de desenvolver e coordenar os esforços científicos de interesse da Marinha do Brasil. além de supervisionar a execução do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear da Marinha (PNM). Tal atuação é essencial para fortalecer o preparo e a aplicação do Poder Naval em atividades estratégicas relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), garantindo sua contribuição para os principais programas estratégicos da Força Naval.
4º Páreo - Prêmio Especial Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo
O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo tem o propósito de contribuir para obtenção de sistemas, equipamentos, componentes, materiais e técnicas, nas áreas de propulsão e de geração de energia, de interesse da Marinha do Brasil (MB), em especial aquelas relacionadas ao Setor Nuclear.
O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo atua em diversas áreas tecnológicas, tais como o desenvolvimento de sistemas térmicos, químicos e eletromecânicos, de processos químicos e projetos, fabricação e testes de componentes. Conta, para isto, com o suporte de diversas instalações laboratoriais e oficinas.
Dentro da sede, localizada na Cidade Universitária, em São Paulo capital, trabalham servidores militares e civis que exercem atividades técnicas de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, gerenciamento de projetos e atividades administrativas.
No Centro Experimental de Aramar (CEA), localizado em Iperó, região metropolitana de Sorocaba, estão as principais oficinas, usinas, laboratórios e plantas nucleares desenvolvidas pelo CTMSP. Entre eles, destacam-se o Laboratório Radioecológico (LARE), responsável pelo controle dos efluentes liberados para o meio externo do CEA e pela monitoração de amostras ambientais ao redor do Centro, e o Laboratório de Geração de Energia Núcleo-Elétrica (LABGENE), que será o protótipo de propulsão nuclear embarcada em terra.
5º Páreo - Prêmio Especial A Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. - AMAZUL
Foi criada em 2013 com o objetivo de promover, desenvolver, transferir e manter tecnologias sensíveis às atividades do Programa Nuclear da Marinha (PNM), do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB).
Sua missão primordial é apoiar o desenvolvimento do submarino de propulsão nuclear, tecnologia imprescindível para que o País exerça a soberania plena sobre as águas jurisdicionais brasileiras, a nossa Amazônia Azul. Para executar seus projetos e oferecer serviços tecnológicos, a AMAZUL retém, atrai e capacita recursos humanos de alto nível.
O desafio da empresa é reunir o talento das pessoas e conhecimento para contribuir com a independência tecnológica nuclear brasileira, em benefício da sociedade.
6º Páreo - Prêmio Especial Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha
A Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha, é uma Organização Militar de Engenharia subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, e tem como missão: desenvolver, projetar, construir, comissionar e realizar a gestão do ciclo de vida das instalações, sistemas e processos de fabricação relacionados ao Programa Nuclear da Marinha, a fim de atender as Diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END) e dos Objetivos Estratégicos da MB.
7º Páreo - Prova Especial Joaquim Marques Lisboa - Marquês de Tamandaré
Em celebração ao Dia do Marinheiro, comemorado anualmente em 13 de dezembro, o Comando do 8º Distrito Naval, neste páreo, homenageia o Almirante Joaquim Marques Lisboa, Patrono da Marinha do Brasil.
Nascido em Rio Grande, no dia 13 de dezembro de 1807 teve toda sua vida foi dedicada a Marinha, em um período crítico da História do País.
Desde muito jovem, participou ativamente da formação do Brasil, destacando-se por seus feitos notáveis. Foi parte importante de uma geração de marinheiros, guerreiros e estadistas a quem devemos nossa maior herança: um grande País, rico em recursos naturais, pátria de uma nação unida por uma cultura e um idioma.
O Almirante Joaquim Marques Lisboa, também conhecido como Marquês de Tamandaré, se destacou no cenário militar do Brasil durante o Império, sobretudo no Segundo Reinado. Tamandaré ingressou na Marinha de Guerra aos 15 anos, no alvorecer da independência que ajudou a firmar.
Como Oficial-General, comandou a Força Naval Brasileira no Rio da Prata entre os anos de 1864 e 1866. Atuou no conflito em solo uruguaio, quando exerceu o comando-geral das tropas da Marinha na tomada de Paissandu. Exerceu o Comando-em-Chefe da Esquadra brasileira na primeira fase da guerra contra o Paraguai, quando, além das vitórias em combate, organizou toda a linha logística necessária para a manutenção dos principais navios da Armada Imperial a tão grande distância de sua sede.
Seu nome está eternizado no livro de Ouro no Panteão dos Heróis da Pátria, em Brasília. Durante sua vida, Tamandaré dedicou-se à Marinha e ao Brasil, com todo amor e devoção, fazendo-o merecer o título de Patrono da Marinha do Brasil. Por isso, o dia 13 de dezembro, dia de sua data natalícia, foi instituído o "Dia do Marinheiro".
8º Páreo - Prêmio Especial Comando do 8º Distrito Naval
"O Comando do 8º Distrito Naval, organização militar criada em 20 de fevereiro de 1997 e sediada na cidade de São Paulo, possui o propósito de contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade da Marinha do Brasil nos Estados de São Paulo e Paraná. Seu atual Comandante é o Vice-Amirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira. Além das atividades de Defesa da Pátria, o Comando do 8º Distrito Naval exerce as atividades de segurança da navegação, da salvaguarda da vida humana no mar e combate à poluição hídrica nas hidrovias, rios e águas interiores por meio de suas Capitanias dos Portos, Delegacias Fluviais< Grupamentos de Patrulha Naval e de Fuzileiros Navais, e Serviço de Sinalização Náutica do Sul. Em conjunto com outros órgãos de segurança, participa, também, de operações de Garantia da Lei e da Ordem, contribuindo para a manutenção da segurança pública nos Estados já mencionados. O Comando do 8º Distrito Naval está localizado na Vila Clementino, em São Paulo, próximo ao Parque do Ibirapuera. Sua estrutura organizacional inclui diversos departamentos e setores, responsáveis por diferentes áreas de atuação, como operações, logística, pessoal e inteligência."