Manoel Justino de Almeida Netto, por Mario Marquez


Manoel Justino de Almeida Netto  | Foto: Porfírio Menezes

Neste final de semana, o Jockey Club de São Paulo homenageou uma pessoa muito especial. 

Manoel Justino de Almeida Netto, o Nelito, foi Diretor do JCSP por mais de 30 anos. Foi Presidente da extinta CCCCN, órgão máximo da equinocultura nacional na época, ocasião em que muito fez pelo Turfe - notadamente o do Paraná, na gestão de Ubaldo Siqueira. 

Como criador, nos revelou entre muitos o craque absoluto de sua geração Fitz Emilius, "quase" Tríplice Coroado, e ainda teve a visão de importar para o Brasil o notável Rio Bravo II, brilhante raçador de seu tempo.

À frente da Agropecuaria Inshalla Ltda/Stud Inshalla, viu brilharem inúmeros corredores clássicos, de Court Lady a Brown Tiger...

Como dirigente e turfista de escol foi querido por todos, com sua simpatia, educação, inteligência, cultura, bom gosto e bom humor.


Nelito foi um grande e querido amigo que tive por mais de 30 anos. Estivemos juntos em inúmeras viagens a Bagé, Curitiba (onde manteve cocheiras e vendeu estatísticas), Campinas e Pirassununga, nos áureos tempos do Inshalla, como também nos USA, no Uruguai e na Argentina.

Foi meu padrinho de casamento, e guardarei dele sempre as melhores recordações, de grandes e inesquecíveis momentos, do Betemps ao La Caballeriza.

Parabenizo o JCSP pela justíssima homenagem a alguém que viveu grande parte de sua vida em Cidade Jardim, e que deu grande contribuição para o Turfe Paulistano e nacional.

Entendo que a lembrança tem ainda maior valor por Nelito não ter deixado nem fortuna nem descendentes no turfe, mas se fundamenta acima de tudo por ele ter sempre representado com dignidade e honradez o papel que escolheu e que adorava ouvir: o de "Gentleman Breeder".

Mário Zuca Márquez


« VOLTAR

Acessar o Torneio de Prognósticos Ver Indicações do Torneio Master Ver Indicações do Torneio Aberto
 

Veja Também

Leia Mais [28/03/2024 11:46:03]
Neste sábado (30) tem Mesa do Turfe com Jair Balla, Francisco Bento e Gilson Hartwig a partir das 11h30min
Leia Mais [28/03/2024 11:45:34]
Entrevista com o treinador Ivo Oliveira
Leia Mais [28/03/2024 11:39:44]
Domingo, 31 de março: Leilão Pro Horse de Treinamento, Reprodução e Coberturas
Leia Mais [27/03/2024 12:05:14]
João Moreira vai montar Rock Walk, do Haras Phillipson, no UAE Derby (G2), neste sábado, dia 30, em Meydan
Leia Mais [27/03/2024 12:03:14]
Agenda da semana: corridas de 28 de março a 01 de abril de 2024
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.